Estatuto editorial

1. Área científica
A Ius Dictum é uma revista jurídica dedicada à publicação de artigos que versem sobre as várias formas e instâncias de realização do Direito, designadamente os temas tradicionalmente reconduzíveis à teoria geral do processo, à teoria geral da adjudicação e à filosofia do Direito.

2. Objetivos
A Ius Dictum prossegue o objetivo geral de publicar e divulgar textos juscientíficos de elevada qualidade técnica, rigor e originalidade. Em especial, prosseguem-se os objetivos de alargar as fronteiras do conhecimento jurídico na área científica nuclear da revista, de suscitar o interesse dos juristas para as problemáticas teóricas e práticas da realização do Direito e de promover o debate entre juristas de diferentes ordenamentos jurídicos e de diferentes especialidades.

3. Órgãos
São órgãos da Ius Dictum a Direção, o Conselho Científico e o Conselho de Redação, aos quais se atribuem as seguintes competências:
Direção: (i) Representar e divulgar a revista; (ii) Definir a política editorial da revista; (iii) Coordenar a atividade do Conselho de Redação; (iv) Zelar pelo cumprimento do Regulamento de Publicação; (v) Decidir sobre a nomeação e substituição de membros do Conselho de Redação; (vi) Autorizar a publicação da revista, após revisão final.
Conselho Científico: (i) Dar parecer sobre a linha editorial da revista; (ii) Dar parecer sobre os níveis de exigência científica e técnica dos artigos publicados; (iii) Apresentar propostas para números temáticos.
Conselho de Redação: (i) Exercer a gestão ordinária e a produção editorial da revista, sob coordenação da Direção; (ii) Proceder à análise e seleção preliminar das propostas de artigo submetidas à revista; (iii) Mediar as comunicações entre os autores e os revisores, durante o processo de double-blind peer review.

4. Edições
A revista é publicada online na respetiva página eletrónica, sita em www.iusdictum.com. A Direção poderá decidir publicar edições impressas, que serão vendidas ou oferecidas para efeitos de divulgação. O número de páginas de cada número é variável.

5. Periodicidade
A Ius Dictium é publicada quadrimestralmente, em janeiro, maio e setembro. Não se verificando as condições necessárias à publicação, poderá a Direção decidir não publicar a revista em determinado quadrimestre.

6. Proprietária
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

7. Editora
Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Consulte os nossos Termos de Utilização.